Make your own free website on Tripod.com
Políticas Públicas

Notícias

Home
Nossa Missão
Notícias
Os problemas
Como se envolver
Links
Calendário de Eventos
Contate a Soridema
O Plano Diretor
TV Comunitária Cidade Livre
Cobrança Pelo Uso da Água
Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade
Parque Municipal do Bairro Mãe Preta
Comissão de Combate a Dengue
Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente
Conselho Municipal de Turismo
Plenária de Entidades do Consórcio PCJ
Comitês das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capavarí e Jundiaí
Frente Regional para a Recuperação dos Rios Jaguari e Ataibaia
Fórum Paulista de Comitês de Bacias Hidrográficas

soridema.jpg

Informações pertinentes de nossa atuação.

convenio.jpg

Foto:  Sérgio Razera e Francisco Lahóz (Agência) Harold G. Fowler e José Luis Timoni (Soridema)  Alexandre e Paulo Tinel (Agência) e Arthur Tavares (Soridema)

Notícias

Piracicaba, 21 de junho de 2006.

 

Consórcio PCJ e Soridema têm cooperação técnica

 

Representantes do Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí e da organização não governamental Sociedade Rioclarense de Defesa do Meio Ambiente (Soridema) assinaram ontem, em Piracicaba, um termo de cooperação técnica que vai aumentar envolvimento da organização de Rio Claro em ações de gestão dos recursos hídricos das bacias PCJ.

            Pelo documento, a Soridema passa a ser uma organização com a qual o Consórcio e os Comitês PCJ poderão oficialmente contar para o apoio ao desenvolvimento de atividades de educação ambiental, de implantação e manutenção de sistemas de informações sobre recursos hídricos, de formação de potenciais tomadores de recursos financeiros para projetos ambientais, entre outras ações que visem a recuperação dos rios da região.

A celebração deste termo de cooperação técnica também atende ao contrato de gestão fixado entre a Agência Nacional de Águas (ANA) e o Consórcio PCJ, através do qual a entidade regional faz a função de Agência de Água PCJ, que é responsável pelo gerenciamento dos recursos financeiros da cobrança pelo uso da água nos rios de domínio da União. Através da cobrança serão arrecadados este ano cerca de R$ 11 milhões, os quais serão investidos em obras e serviços de recuperação dos recursos hídricos.

O coordenador geral da Agência de Água PCJ, Francisco Lahóz, destacou a importância da Soridema como parceira do Consórcio e dos Comitês PCJ. “A Soridema é uma das organizações que mais têm atuado de forma regional na defesa dos recursos hídricos da região. Além de estar à frente da Plenária das Entidades do Consórcio tem grande atuação dentro dos Comitês PCJ. Acredito que a Soridema vai nos auxiliar a tornar o processo de gestão dos recursos financeiros da cobrança pelo uso da água ainda mais transparente e, com certeza, ajudará várias organizações na captação desses recursos para projetos ambientais”, avaliou.

 

 O Presidente da Soridema, Harold G. Fowler, agradeceu o reconhecimento da Agência pela historia e esforços da Soridema, e se comprimtiu continuar os programas e ações da entidade.

Eventos

Está na fase de aprovação os eventos a serem realizados o segundo semestre.  Fiquem atentos!

Soridema, Avenida 24A 1515, 13506-900 Rio Claro, São Paulo, Brasil